Você pode fazer a inscrição no Minha Casa Minha Vida e se for aprovado vai ter acesso as menores taxas de juros do mercado financeiro imobiliário, sendo que tudo vai estar de acordo com a renda da sua família.
A inscrição no programa Minha Casa Minha Vida pode ser feita independente se você quer comprar um imóvel novo na área urbana ou que esteja em faze de construção. Também dá para se inscrever no Minha Casa Minha Vida se você for reformar casas.
Se você não sabe exatamente o que é o programa minha casa minha vida ou como funciona o processo de inscrição para participar do minha casa minha vida, pode ler este conteúdo agora mesmo que vamos falar sobre tudo isso.
- O que é o programa Minha Casa Minha Vida
- Quem pode participar do Minha Casa Minha Vida
- Inscrição Minha Casa Minha Vida
- Documentos necessários para o cadastro Minha Casa Minha Vida
- Simulador de financiamento Caixa – Minha Casa Minha Vida
- Boleto Minha Casa Minha Vida – como imprimir
Esses são todos os tópicos que compõe este conteúdo, lembrando que todo mundo que quer participar do minha casa minha vida deve entender que apesar das facilidades, o programa exige alguns cuidados na hora de solicitar a participação do minha casa minha vida.
E se você quer mesmo ser um beneficiário do minha casa minha vida vai ter que correr porque é bem grande o número de pessoas que buscam esse tipo de financiamento imobiliário popular.
O que é o programa Minha Casa Minha Vida
O Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal que tem como principal objetivo oferecer às famílias de baixa renda condições atrativas e populares para o financiamento de imóveis.
Portanto, antes mesmo de fazer a sua inscrição no Minha Casa Minha Vida considere que “o programa vem mudando a vida de milhares de famílias brasileiras em situações de baixa renda”.
Quem pode participar do Minha Casa Minha Vida
Para fazer a sua inscrição no programa do Minha Casa Minha Vida você precisa estar dentro de algumas das modalidades que existem e foram selecionadas pelo governo, sendo que é para famílias com renda de até 1,8 mil, 2,6 mil, 4 mil ou até 7 mil reais.
Portanto, não pode participar do programa minha casa minha vida quem tem uma renda mensal acima de 7 mil reais.
A diferença entre as faixas do minha casa minha vida é que quem tem renda até 1,8 mil reais pode ter um financiamento imobiliário de até 120 meses, enquanto as outras faixas podem financiar até 30 anos.
Além disso, você também não pode ser proprietário de imóveis comerciais e não ter recebido benefícios habitacionais antes se quiser continuar com a sua inscrição no Minha Casa Minha Vida.
Inscrição Minha Casa Minha Vida
Fazer a inscrição no minha casa minha vida é bem fácil: se você fizer parte da faixa 1 tem que se inscrever na prefeitura da sua cidade. Mas, se for outra faixa também vai pode contratar o programa de forma individual.
Para conseguir fazer a inscrição no Minha Casa Minha Vida de forma individual basta usar o simulador Minha Casa Minha Vida para saber quanto você precisará investir e qual é a documentação necessária.
Depois disso a Caixa vai avaliar o seu cadastro e se você for aprovado vai ser inserido na lista de pessoas que podem ser sorteadas. Também é a Caixa que vai te chamar para assinar o contrato de compra e venda do imóvel no minha casa minha vida.
Documentos necessários para o cadastro Minha Casa Minha Vida
Para fazer o cadastro no Minha Casa Minha Vida você vai precisar ter em mãos alguns documentos pessoais, como o RG, o CPF, o extrato do FGTS, o Imposto de Renda e o comprovante de residência.
Para continuar a sua solicitação para participar do programa minha casa minha vida você também vai precisar enviar seu documento de renda, que pode ser um holerite ou mesmo um extrato bancário dos últimos 6 meses.
Simulador de financiamento Caixa – Minha Casa Minha Vida
Existe um simulador de financiamento Caixa que é indicado para todas as pessoas que vão fazer a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida e que tem a função de te informar quais serão as suas condições de empréstimo com a Caixa.
Você pode acessar o simulador de financiamento do Minha Casa Minha Vida online, ou seja, sem ter que sair de casa. Sendo que a única exigência é acessar o site da Caixa Econômica Federal e você pode fazer isso clicando aqui.
Nessa plataforma você vai precisar passar por 4 etapas para ter o a sua simulação do programa Minha Casa Minha Vida, sendo: os dados iniciais, os seus dados pessoais, as opções de financiamento de imóveis e, enfim, os seus resultados.
Você também pode ir até uma das agências da Caixa para fazer a sua simulação Minha Casa Minha Vida, sendo que o gerente vai te atender e informar todas as condições do seu empréstimo, inclusive, com o valor de cada parcela.
Boleto Minha Casa Minha Vida – como imprimir
A Caixa também disponibiliza uma página específica para todos os seus clientes que já fizeram a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida e que agora precisa de serviços online, como a reimpressão do boleto de pagamento.
A página de Serviço Habitação, que você pode acessar clicando aqui, funciona muito bem para quem quer imprimir o boleto Minha Casa Minha Vida sem precisar ir até uma agência bancária. Para isso, basta informar o seu número de contrato e o número do seu CPF.
Também é nessa página que você vai poder acessar o seu extrato de imposto de renda ou a sua declaração anual de quitação de débitos.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o programa ou quer fazer a sua inscrição no Minha Casa Minha Vida também pode ligar no Caixa Cidadão (0800-726-0207) ou no SAC da Caixa (0800-726-0101).
Com informações da Caixa Econômica Federal