É fácil aprender como fazer o Id Jovem para viajar, sendo que você nem precisa sair de casa. Dá para conseguir, inclusive, passagem Id Jovem pela internet também para viagens usando o transporte interestadual.
Além de aprender de maneira fácil como fazer o seu Id Jovem para viajar, neste conteúdo você também vai aprender em quais situações pode usar o Id Jovem e ter benefícios para viagens entre estados.
Os benefícios do Id Jovem
São 2 grandes benefícios proporcionados a quem sabe como fazer o Id Jovem: cultural e de transporte. No caso da cultura, o beneficiário fica assegurado de ter o direito ao pagamento da meia-entrada no valor do ingresso do público geral em eventos.
Você também pode fazer o Id Jovem pela internet pensando no transporte interestadual. Sabendo que são reservadas ao menos 2 vagas gratuitas por viagem para cada veículo (ônibus, trem e embarcação) no transporte interestadual de passageiros.
Se essas 2 vagas forem esgotadas, então serão reservadas mais 2 vagas com desconto de 50% no valor das passagens. E tudo isso você pode conseguir ao fazer o Id Jovem para viajar e apresentar na tela do seu celular.
Lembrando que o transporte precisa ser interestadual (de um estado para outro) e não vale para transportes intermunicipais (de município para outro). Dessa forma, o cadastro no Id Jovem é vantajoso para o transporte interestadual.
Por quanto tempo vale o Id Jovem?
Agora que você já sabe como fazer Id Jovem para viajar, considere que a validade do Id Jovem é de 180 dias a contar a data da emissão. Depois desse prazo é necessário revalidar o documento em nova consulta e com atualização de cadastro do Id Jovem.
Como fazer o Id Jovem
A Identidade Jovem (ou Id Jovem) é um programa que dá acesso e benefícios às pessoas jovens e que se enquadram no quesito “baixa renda”. Só que a passagem Id Jovem é feita pela internet, criando um cartão virtual.
A sua passagem Id Jovem online tem que ser apresentada nos estabelecimentos pela tela do smartphone ou também pode ser impresso, em folhas de papel – ainda que isso seja bem menos comum nos dias de hoje.
Fazer Id Jovem pela internet
Você consegue emitir o Id Jovem pela internet através do número do seu NIS (Número de Identificação Social). O NIS é um número de 11 dígitos e pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho ou no Aplicativo do Id Jovem.
Isso é possível no site da Caixa, com o preenchimento dos dados solicitados. E para usar a sua passagem Id Jovem pela Internet, basta imprimir a imagem do cartão e apresentar junto com um documento com foto (RG ou CPF).
Fazer Id Jovem pelo aplicativo do Smartphone
Nesta opção, você tem que baixar o app do Id Jovem e preencher os dados, inclusive, o NIS. Além de outras informações usadas para cadastro. A facilidade aqui é para fazer o Id Jovem você não precisa imprimir o documento.
Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular quando for adquirir o bilhete ou o ingresso para usar a sua passagem Id Jovem pela internet para viagens de transporte interestadual.
Quem pode fazer o Id Jovem para viajar
Se você tem entre 15 e 29 anos, está inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, tem renda familiar de até 2 salários mínimos e sabe o seu NIS, pode fazer o cadastro do Id Jovem.
Depois de aprender como fazer o Id Jovem para viajar, você pode conseguir acessos gratuitos ou meia-entrada em diversos eventos culturais e no transporte coletivo interestadual com o Id Jovem.
Com informações da Caixa Econômica Federal