Quem pode receber Bolsa Família: descubra se você tem direito

O Bolsa Família é um programa federal muito conhecido no país. Mas exatamente quem pode receber o Bolsa Família? É sobre isso que vamos falar neste conteúdo. E para saber se você tem direito ao Bolsa família, basta analisar os requisitos básicos para se enquadrar no programa.

E nós vamos explicar cada um desses detalhes, confira agora se você faz parte do grupo de pessoas sobre quem pode receber o bolsa família, partindo do pressuposto que existem pré-requisitos básicos para participar do programa que é de cunho social.

Quem pode receber Bolsa Família

Toda parte da população que esta em situação de pobreza ou de extrema pobreza faz parte do grupo de quem pode receber Bolsa Família – sendo que as famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda mensal de até 85 reais por pessoa enquanto as famílias pobres tem rendimento que vai até 170 reais por pessoa.

No caso das famílias pobres, para participar do programa e ter direito ao Bolsa Família é preciso que tenham gestantes e crianças/adolescentes na sua composição. Então, sobre quem pode receber Bolsa Família, a resposta é: famílias pobres ou extremamente pobres.

Como participar do Bolsa Família?

Se a sua família faz parte do grupo de quem pode receber o Bolsa Família, saiba que também é necessário fazer o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal – não bastando apenas ser considerada pobre ou de extrema pobreza.

Os dados precisam ser atualizados a cada 2 anos, sendo que toda e qualquer mudança precisa ser alterada, especialmente se forem dados como endereço e telefone. Esse cadastro no CadÚnico é um pré-requisito para participar do Bolsa Família, mas ele não garante que você vai receber o benefício.

Isso porque todos os meses o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) automatiza as famílias que serão incluídas para receber o Bolsa Família.

Quem pode receber Bolsa Família

Os tipos de benefícios do Bolsa Família

O benefício básico é para quem pode receber o Bolsa Família é a partir da situação de extrema pobreza. Nesse caso, o auxílio é de 85 reais por mês. Já para as famílias pobres, o benefício é variável, sendo que o valor é 39 reais para cada família sendo que o benefício pode se acumular em 5.

Essa acumulação do Bolsa Família é possível para: cada criança e adolescente que tem até 15 anos, gestantes que podem receber o benefício por 9 vezes e crianças com até 6 meses, que podem receber até 6 parcelas. Para todos esses casos de quem pode receber o Bolsa Família, os valores são de 39 reais por mês.

Todas as informações sobre o programa e sobre quem pode receber o Bolsa Família também estão disponíveis no app da Caixa ou no Caixa Cidadão, pelo 0800-726-0207.

Com informações da Caixa